As maiores emissoras de notícias e jornais do mundo repercutiram, nesta quinta-feira (11),
O jornal americano The New York Times estampou a manchete “Supremo Tribunal do Brasil está prestes a condenar Bolsonaro por plano de golpe”. O jornal apontou que o ex-presidente foi acusado de acompanhar uma grande conspiração que incluía planos de anular a eleição e assassinar o presidente Lula.
Mas mostrou que Bolsonaro nega os crimes, apesar de ter admitido estudar maneiras dentro da constituição de se manter no cargo, após ser derrotado.
Já o The Washington Post chegou as bancas de jornal americanas com a manchete “Bolsonaro é considerado culpado por tentativa de golpe e conspiração para assassinato”. A notícia destacou o complô que teria planos para assassinar o presidente da república recém-eleito, abalou a democracia brasileira e prejudicou relações do país com Donald Trump.
A emissora alemã Deutsche Welle manchetou “Jair Bolsonaro é considerado culpado de tentativa de golpe”, e se referiu ao ex-presidente como populista de direita, dizendo que ele mantém popularidade no Brasil, e relembrando que manifestações de apoiadores aconteceram no 7 de setembro.
O europeu El País também ressaltou que Bolsonaro foi condenado por tentativa de golpe contra Lula, e que o STF obteve pela primeira vez a maioria para punir oficiais militares de alta patente por um golpe. O jornal classificou como um passo importante contra a impunidade, e que o julgamento continuou apesar da forte pressão de Donald Trump.
O The Guardian, jornal britânico, disse que o STF considerou Bolsonaro culpado por conspiração com golpe militar. Bolsonaro foi chamado de populista da extrema direita, e destacaram que o ex-presidente vai enfrentar uma pena de décadas. Ao mesmo tempo, relatou que parlamentares brasileiros buscam anistia à Bolsonaro e outros envolvidos.