Ouvindo...

‘Trump ainda deve dobrar a aposta’, diz Eduardo Bolsonaro sobre possível nova ofensiva dos EUA contra o STF

O deputado licenciado e filho do ex-presidente deu entrevista ao Financial Times

Deputado licenciado Eduardo Bolsonaro

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) disse ao jornal britânico Financial Times que os Estados Unidos planejam novas sanções aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O motivo: julgamento que ocorre na Corte sobre um suposto plano de golpe, no qual seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), é acusado.

“Sei que [Trump] tem uma série de possibilidades em jogo, desde sancionar mais autoridades brasileiras a uma nova onda de retiradas de vistos e questões tarifárias”, disse Eduardo. A Casa Branca e o Departamento de Estado dos EUA não se manifestaram ao jornal britânico sobre o tema.

Em 4 de agosto, o ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão domiciliar de Bolsonaro por descumprir medidas cautelares.

“Moraes esgotou todas as suas opções”, disse Eduardo. “Trump ainda não esgotou. Trump ainda tem a opção de dobrar sua aposta devido à reação de Moraes.”

Leia também

“Acredito que pode haver uma resposta forte dos EUA, talvez sancionando a esposa de Alexandre de Moraes, que é seu braço financeiro”, prosseguiu. “Talvez uma nova onda de revogações de vistos, [aqueles] de aliados de Alexandre de Moraes.”

Eduardo ainda disse que planeja viajar para a Europa para continuar pressionando o STF. “Quero levar as sanções dos EUA ao conhecimento dos parlamentares europeus para que ele possa ser sancionado lá.”

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.