O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou que as empresas paulistas exportadoras ganharam um novo apoio para enfrentar os possíveis impactos das tarifas impostas sobre produtos brasileiros a partir de agosto.
O governo paulista criou a “Linha Giro Exportador”, que vai disponibilizar R$ 200 milhões em crédito com juros subsidiados para empreendedores que mantêm relações comerciais com o mercado dos Estados Unidos.
De acordo com o Palácio dos Bandeirantes, o objetivo é mitigar os efeitos econômicos da nova tarifa que pode ser aplicada pelo governo americano e preservar a competitividade das empresas paulistas, sobretudo aquelas com maior valor agregado na produção.
Leia também:
Após viagem ao Chile, Lula recebe governador do ES para liberar curso de medicina e discutir tarifaço STF determina investigação sobre uso de informações privilegiadas em operações de dólar antes do tarifaço dos EUA
“Estamos disponibilizando ao empresariado paulista um conjunto de medidas para preservar a operação das empresas e os empregos gerados por elas. Uma delas é essa nova linha de crédito, que oferece condições facilitadas e taxas reduzidas para garantir fôlego financeiro às empresas que podem ser impactadas por uma possível nova tarifa”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
Condições da linha de crédito
A nova linha oferece condições especiais:
• Taxas a partir de 0,27% ao mês + IPCA
• Prazo de até 60 meses para pagamento
• Carência de até 12 meses (inclusa no prazo total)
• Limite de financiamento: até R$ 20 milhões por cliente
Entre as medidas recentemente anunciadas está também a liberação de créditos de ICMS acumulados para empresas exportadoras, além da ampliação do Fundo Garantidor, que viabiliza maior acesso ao crédito com menos exigência de garantias.
Como solicitar
Empresas interessadas poderão solicitar o crédito diretamente no site da Desenvolve SP: