Ouvindo...

Após viagem ao Chile, Lula recebe governador do ES para liberar curso de medicina e discutir tarifaço

Renato Casagrande quer debater medida anunciada pelos Estados Unidos, já que o Espírito Santo é o segundo estado mais afetados pela restrição aos produtos brasileiros

O presidente Lula (dir.) e o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (esq.)

Após retornar do Chile, onde participou de uma cúpula sobre a democracia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem uma agenda curta nesta terça-feira (22), com apenas dois compromissos. Ele passou a manhã no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência.

Além de uma reunião com o secretário especial de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Marcos Rogério de Souza, Lula também receberá no Palácio do Planalto o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), e os ministros da Educação, Camilo Santana, e da Saúde, Alexandre Padilha.

No encontro, eles vão anunciar a liberação de mais um curso de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no campus de São Mateus, no litoral norte capixaba, conforme apurou Itatiaia.

Leia também

Lula e Casagrande também vão tratar do tarifaço anunciado pelos Estados Unidos sobre os produtos brasileiros, já que o Espírito Santo é o segundo estado mais afetado pela medida, com 28,5% de suas exportações destinadas ao país norte-americano.

O governador inclusive instituiu nesta terça-feira (22) um comitê para acompanhar a situação e avaliar o impacto da sobretaxa na economia do estado.

O colegiado será coordenado pelo vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), e terá a participação de representantes de várias secretarias estaduais e de instituições capixabas, a exemplo do que é feito no governo federal pelo vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB).

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.