Ouvindo...

Servidores protestam na porta de evento de filiação de Simões ao PSD

Manifestantes se reuniram do lado de fora de cerimônia que conta com a presença de Romeu Zema e Gilberto Kassab

Servidores da Copasa e da Secretaria de Meio Ambiente protestam na entrada do evento de filiação de Simões ao PSD

Servidores da Copasa e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-MG) protestam contra o governo de Romeu Zema (Novo) nos arredores do evento de filiação do vice-governador Mateus Simões ao PSD, na manhã desta segunda-feira (27). A cerimônia acontece no hotel Ouro Minas, na Regional Nordeste de BH.

Em passarelas na Avenida Cristiano Machado, trabalhadores da Copasa estenderam faixas contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 24/2023, que derruba a exigência de um referendo popular para autorizar a privatização da companhia de saneamento. O texto foi aprovado em votação feita durante a madrugada da última sexta-feira (24) e pode ser votado em segundo turno já nesta semana na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Na porta do hotel, servidores de Semad se reuniram para protestar pela recomposição salarial da categoria. Os funcionários do meio ambiente no estado estão em greve há dois meses.

O presidente do Sindicato dos Servidores Estaduais do Meio Ambiente (Sindsema), Cristiano Tanure, falou à Itatiaia sobre a pauta dos protestos.

“Estamos com quase 90% de defasagem salarial, 82% para ser mais exato, há 13 anos sem concurso público e vivendo um desmonte da carreira. O número de efetivos caiu de 2.500 para 1.300. Assim, nós temos dificuldade hoje para atender a sociedade no licenciamento ambiental, na fiscalização ambiental”, relatou.

O evento de filiação de Simões conta com a presença da alta cúpula do Executivo Estadual, como o próprio governador Zema e o secretário de Governo, Marcelo Aro (PP). Os presidentes nacional e estadual do PSD, Gilberto Kassab e Cássio Soares, respectivamente, também participam da cerimônia.

Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.