Ouvindo...

Senador Marcos do Val se afasta por 30 dias para tratamento de saúde

Licença médica foi aceita pelo Senado e considerada pelo STF ao suspender medidas restritivas

Marcos do Val é afastasdo por problemas de saúde

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) comunicou oficialmente nesta quinta-feira (4), seu afastamento do mandato por 30 dias para tratamento de saúde. O laudo médico foi apresentado ao Senado, que autorizou a licença remunerada. Pelo regimento da Casa, afastamentos inferiores a 120 dias não exigem convocação de suplente.

Leia também

A decisão de afastamento foi levada em conta pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, ao reavaliar as medidas impostas contra o senador. Moraes entendeu que a licença reduz o risco de interferência nas investigações criminais em curso e determinou a suspensão de parte das restrições.

Apesar do relaxamento, seguem em vigor a proibição de deixar o país e a apreensão dos passaportes de Marcos do Val.

O senador é alvo de investigações no STF desde que, em 2024, descumpriu decisão judicial que determinava a entrega de seus documentos. Em agosto de 2025, a Polícia Federal deflagrou operação após ele ser flagrado em Orlando, nos Estados Unidos, utilizando um passaporte diplomático que não havia sido devolvido.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.