Secretário de Zema é convocado na ALMG para explicar pancadaria em ‘Aulão’ de IA no Mineirão

A reunião, inicialmente, seria para discutir o plano de trabalho do governo do estado para a educação básica e superior, que também será apresentado pelo secretário

Vídeo mostra pancadaria entre estudantes durante aulão de IA no Mineirão

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais convocou, nesta terça-feira (25), o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, para uma audiência pública na Casa com objetivo de esclarecer a confusão e a pancadaria que ocorreram durante um “aulão” sobre Inteligência Artificial promovida pela pasta no Mineirão na semana passada. O gestor deve comparecer à audiência pública nesta quarta-feira (26), às 9h.

A reunião, inicialmente, seria para discutir o plano de trabalho do governo do estado para a educação básica e superior, que também será apresentado pelo secretário. Contudo, durante sessão da Comissão, a deputada Beatriz Cerqueira (PT), que é uma das signatárias do requerimento que resultou na convocação, afirmou que o foco será o evento no Mineirão, que aconteceu no último dia 19. Também assinam o documento os deputados deputados Betão (PT), Luizinho (PT) e Professor Cleiton (PV).

Cerca de 30 mil adolescentes da rede pública, com idades entre 14 e 16 anos, participaram do evento organizado pelo Governo de Minas em parceria com o Google. Uma confusão generalizada tomou conta das arquibancadas do estádio na capital mineira, e vídeos do momento foram divulgados amplamente nas redes sociais e na imprensa. Brigas e agressões provocaram ferimentos e desmaios em alunos e professores, que chegaram a precisar de socorro do Corpo de Bombeiros.

Professor Cleiton, um dos requerentes da audiência pública, disse à Itatiaia que o secretário foi convocado para prestar esclarecimentos sobre qual era o objetivo do Executivo com a aula coletiva no estádio. O parlamentar cita despreparo do cerimonial ao mencionar a rivalidade entre Atlético e Cruzeiro para adolescentes nas arquibancadas do Mineirão e classifica a iniciativa como ‘eleitoreira’.

“Nós queremos entender o que que foi aquilo, qual foi a finalidade e o objetivo de uma reunião irresponsável como aquela. as vésperas de um feriado, sem nenhum tipo de planejamento e com o total desconhecimento das pessoas que ali estavam fazendo o cerimonial. Porque tudo começa quando o locutor, de forma muito evasiva, pergunta no meio de uma arena de futebol com adolescentes, quem era torcedor do Cruzeiro, quem era torcedor do Atlético. Ao mesmo tempo, nós entendemos que se tratou de um evento eleitoreiro, obrigando professores e diretores a colocarem os alunos lá no Mineirão com o custo sendo bancado pelas próprias escolas. Foi muito grave o que aconteceu”, disse o deputado à Itatiaia.

Segundo o Governo de Minas, o “aulão” tinha potencial para bater um recorde mundial, já que a maior aula registrada ocorreu em Portugal, com quase 1.700 alunos entre 12 e 67 anos. Estiveram presentes no Mineirão o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), Rossieli Soares e outras lideranças do governo.

Em entrevista à Itatiaia no dia do evento, o secretário explicou que todas as imagens do Mineirão estão sendo levantadas para investigação. “Estamos pegando todas as imagens. Já solicitamos à organização do estádio acesso a todas as gravações, inclusive às que nós mesmos fizemos”, afirmou. Ele também disse que o esquema de segurança seguia o planejado e que a segurança estava acima do número necessário para esse tipo de contingência, com equipe contratada e policiamento na área externa.

Leia também

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.
Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.

Ouvindo...