O que se sabe até agora sobre a prisão do Bolsonaro

Ex-presidente está em espaço reservado a autoridades, com estrutura diferenciada e isolamento total dentro da PF

O ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, em um veículo que o conduz para colocar a tornozeleira eletrônica, em Brasília, na manhã desta sexta-feira, 18 de julho de 2025

Jair Bolsonaro (PL) passou as primeiras horas detido neste sábado (22) em uma sala de Estado na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, um espaço reservado a autoridades com prerrogativa de foro. O ambiente é diferente de celas comuns e é utilizado pela PF para custodiar figuras públicas que, por função ou segurança, não podem ser encaminhadas ao sistema prisional regular.

A acomodação foi preparada logo após a operação deflagrada ainda de madrugada, quando agentes cumpriram a ordem de prisão preventiva expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A PF justificou o pedido pela garantia da ordem pública, após a convocação de apoiadores feita por Flávio Bolsonaro para uma vigília em frente ao condomínio onde o ex-presidente cumpria prisão domiciliar.

Leia também

A PF realizou a prisão nas primeiras horas da manhã para evitar confrontos ou aglomerações de bolsonaristas que se dirigiam ao local após a convocação feita nas redes sociais. Bolsonaro foi levado diretamente à superintendência, onde permanece isolado.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.

Ouvindo...