O prefeito em exercício de Belo Horizonte, Juliano Lopes (Podemos) anunciou, nesta segunda-feira (13) a destinação de R$ 1,5 milhão para a compra de um aparelho de mamografia para o Hospital Metropolitano Célio de Castro, no Barreiro.
A expectativa do Executivo municipal é que o equipamento esteja em funcionamento no segundo semestre de 2026. Atualmente, a rede pública da capital mineira oferece exames para detecção do câncer de mama apenas em clínicas particulares conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).
O recurso para a compra do equipamento é proveniente de uma emenda parlamentar da deputada federal Nely Aquino (Podemos). Aliada de primeira hora de Juliano Lopes, ela participou da cerimônia de anúncio do investimento, realizada no auditório do hospital.
Juliano Lopes tem no Barreiro seu principal reduto eleitoral. Em entrevista após o anúncio da verba, o presidente da Câmara Municipal e prefeito interino disse que conversou com a deputada Nely Aquino para conseguir o recurso e suprir a carência da regional.
“O Barreiro tem quase 300.000 habitantes, se fosse um município, seria o 8° maior de Minas Gerais e não tem um aparelho tão importante como mamógrafo. Infelizmente as emendas dos vereadores são curtas, a prefeitura também vem passando por um momento difícil. Conseguir essa emenda através da deputada Nely Aquino, que teve para a sensibilidade de destinar esse aparelho, com certeza vai ajudar a salvar vidas aqui, não só no Barreiro, mas de gente de Ibirité, de Contagem e toda a região metropolitana”, afirmou.
A emenda será incluída no orçamento federal de 2026. A expectativa da parlamentar é ter o valor empenhado até junho e que o equipamento esteja instalado e funcionando no segundo semestre. Após a liberação da verba, a prefeitura deve abrir um processo licitatório para a compra do mamógrafo.
Também participou do evento de anúncio o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias. Ele afirmou que espera que o mamógrafo do Hospital Celio de Castro permita a realização de mais de mil exames mensais.
“Só nesse ano de 2025 nós já fizemos mais de 65 mil exames. Pela série histórica, a tendência é que a gente vai bater o recorde de exames esse ano na linha de cuidado da mulher, especialmente na mamografia. Belo Horizonte ampliou a oferta de serviços, fazendo parceria com outros hospitais, institutos especializados ou clínicas que prestam serviço ao SUS. Hoje o tempo médio de espera desde a solicitação de um exame até a execução propriamente desse exame é de 70 dias. Com a aquisição desse mamógrafo para o Hospital do Barreiro, a gente vai encurtar esse prazo. A expectativa é que esse equipamento promova a realização de 1.100 exames a cada mês na nossa rede e a gente deve voltar a ter um tempo de espera de 60 dias”, afirmou.
Lopes seguirá como prefeito até o fim desta semana, enquanto o titular do cargo, Álvaro Damião (União Brasil), está em viagem oficial na China.
Essa é a terceira vez que Lopes assume a prefeitura neste ano. O anúncio desta segunda-feira, além de acontecer no reduto eleitoral do vereador, abre espaço para a prestação de contas da aliada, Nely Aquino. A deputada, bem como o prefeito em exercício, integram o grupo de políticos sob gerência do secretário de Estado de Governo de Romeu Zema (Novo), Marcelo Aro (PP). O séquito é conhecido como “Família Aro”.