Ouvindo...

Na véspera de votação da tarifa zero na capital, PL para a Grande BH é debatido na ALMG

Projeto que prevê a gratuidade dos ônibus que circulam na Região Metropolitana de Belo Horizonte é tema de audiência pública

Bella Gonçalves é autora do projeto que prevê a tarifa zero nos ônibus da Grande BH

Na véspera da votação do projeto de lei (PL) que propõe a gratuidade nos ônibus da capital mineira na Câmara Municipal de Belo Horizonte, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) inicia também o debate sobre a tarifa zero no transporte metropolitano da grande BH. Uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Casa na manhã desta quinta-feira (2) reuniu pesquisadores sobre mobilidade e autoridades de cidades que já aderiram ao fim das passagens no transporte público.

O PL º 4.538/2025 foi apresentado pela deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL) e prevê que os ônibus que circulam na Região Metropolitana de Belo Horizonte tenham passagem gratuita.

Como forma de financiamento da tarifa sem a cobrança dos usuários, a parlamentar sugere a reversão das isenções fiscais concedidas a locadoras de veículos e da gratuidade do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) sobre jatinhos, iates e lanchas. Com a arrecadação fiscal obtida a partir das medidas, o projeto calcula ser possível viabilizar a tarifa zero na Grande BH.

“O governador concede bilhões em isenções fiscais para grandes empresas como a Localiza, enquanto a população segue pagando caro por um transporte precário. Esse mesmo dinheiro pode e deve garantir ônibus e metrô de graça para todas e todos em Minas Gerais”, disse a parlamentar.

A aprovação da isenção de locadoras de veículos gerou uma renúncia fiscal avaliada em R$ 1 bilhão em 2023 e hoje é orçada em mais de R$ 4 bilhões anuais. A medida é um dos pontos mais recorrentes de críticas de parlamentares da oposição ao governador Romeu Zema (Novo).

Na audiência pública desta quinta-feira, Gonçalves convocou autoridades de cidades que já adotam a tarifa zero, como Cristiane Costa Gonçalves, Engenheira de Transportes do Departamento Municipal de Trânsito de Mariana; e Rodrigo Valú, Diretor de Transportes da Ibiritrans, de Ibirité.

Também participou da audiência a vereadora de Belo Horizonte, Iza Lourença (PSOL), autora do PL da tarifa zero na capital e uma das 22 signatárias do texto. O projeto será votado em primeiro turno nesta sexta-feira (3).

A gestão do transporte metropolitano é uma responsabilidade do Governo de Minas. Pelo Executivo Estadual compareceram à audiência o Superintendente de Modernização do Transporte Coletivo da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Diego Pessoa Santos; e o diretor de Planejamento Metropolitano da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Charliston Marques Moreira.

Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.