Ouvindo...

MPMG investiga constitucionalidade da lei que permitiu a ‘Times Square de BH’

O Ministério Público vai investigar a compatibilidade constitucional da legislação, além de analisar se há autorização de descaracterização da paisagem urbana tombada e protegida na região

Praça Sete, no coração de Belo Horizonte

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) instaurou um processo administrativo na Coordenadoria de Controle de Constitucionalidade para exame da constitucionalidade da Lei Municipal 11.828 de 2025, que permite paineis de LED e outras formas de publicidade na Praça Sete, em Belo Horizonte. A representação partiu da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Cultural de BH.

O texto, sancionado pelo prefeito da capital, Álvaro Damião (União Brasil), em 8 de março deste ano, ficou conhecido como “Times Square de BH”, em referência ao tradicional ponto turístico de Nova York, nos Estados Unidos.

De acordo com a matéria, os painéis deverão obedecer aos seguintes limites: altura mínima de 3 metros e máxima de 40 metros a partir do nível do passeio; ocupação de no máximo 30% da fachada do edifício onde serão instalados; e espessura máxima de 1,70 metros. Além disso, os painéis deverão destinar, sem custo, pelo menos uma hora diária para veicular conteúdos de interesse público definidos pelo município.

O Ministério Público vai investigar a compatibilidade constitucional da legislação, além de analisar se há autorização de descaracterização da paisagem urbana tombada e protegida na região. Em nota, o órgão afirma que ainda vai apurar se foi ignorada a “supremacia do interesse cultural sobre o econômico”.

“Aponta-se eventual violação aos arts. 207 e 209 da Constituição do Estado de Minas Gerais”, diz trecho do texto. A última movimentação do processo foi nessa segunda-feira (4), quando foram expedidos ofícios à Prefeitura de Belo Horizonte e à Câmara Municipal “a fim de que forneçam cópia da legislação e certidão de vigência” ao MPMG.

A informação foi divulgada, inicialmente, pelo site “O Fator”, e confirmada pela Itatiaia.

Leia também

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.