Ouvindo...

Após prisão domiciliar de Bolsonaro, deputado petista pede STF bloqueio das redes de Nikolas

Ex-presidente teve medida cautelar agravada após videochamada com o deputado e o filho, Flávio Bolsonaro, em protestos no domingo (3)

Deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e deputado federal Rogério Correia (PT)

O deputado federal, Rogério Correia (PT), pediu ao Supremo Tribunal Federal, o bloqueio das contas do deputado federal Nikolas Ferreira (PL) nas redes sociais. Segundo o petista, existem evidências de que as contas de Nikolas foram usadas para coação e obstrução da justiça.

“A presente representação, como demonstrado nos itens anteriores, descreve condutas graves e reiteradas por parte do deputado federal Nikolas Ferreira, consistentes em ameaças públicas, incitação contra o Supremo Tribunal Federal e utilização de redes sociais e manifestações públicas como instrumento de coação institucional e obstrução da justiça, inclusive com possível articulação com réus submetidos a medidas cautelares (como Jair Bolsonaro)”, diz o documento.

A petição solicita, além do bloqueio dos perfis, a instauração de procedimento de investigação e eventual oferecimento de denúncia pelos crimes de coação no curso do processo, incitação ao crime e obstrução da Justiça; notificação às respectivas empresas administradoras para cumprimento imediato da ordem judicial; e manutenção da medida pelo prazo mínimo de 90 (noventa) dias, ou enquanto durar o risco concreto de reiteração das condutas.

O pedido de bloqueio vale para as redes instagram, X/Twitter, YouTube, TikTok, Facebook e outras que se identifiquem como ativas. Além do bloqueio, ou se não houver, o documento solicita suspensão do uso das plataformas de forma direta ou indireta.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.