Ouvindo...

Motta vai fazer reunião nesta sexta para discutir punição a parlamentares

Presidente da Câmara afirmou que uma possível punição tem o objetivo de evitar que deputados voltem a ocupar a Mesa Diretora para obstruir os trabalhos legislativos

O novo presidente da Câmra dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB)

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a mesa diretora vai discutir nesta sexta-feira (8) uma possível punição aos deputados que decidiram ocupar o plenário da casa.

A declaração foi feita durante entrevista do presidente à CNN Brasil.

“Vamos fazer uma reunião da Mesa, ainda na tarde desta sexta-feira, para que possamos decidir sobre essas possíveis punições a parlamentares que se excederam, que obstacularizaram os trabalhos, parlamentares que cometeram agressões, para que, a partir daí, a Mesa possa se manifestar”, afirmou o deputado.

Leia também

A reunião acontece após a ocupação da Mesa Diretora do plenário por parlamentares da oposição, na última quarta-feira (6), em protesto contra a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que decretou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O presidente também afirmou que uma possível punição aos deputados será uma decisão tomada em consenso com a Mesa Diretora, não sendo uma medida adotada de forma individual. No entanto, o deputado ressaltou que, caso essa punição venha a ocorrer, ela servirá como um meio de evitar que esse tipo de manifestação se repita no futuro.

A ocupação da Mesa aconteceu em meio à estratégia da oposição para pressionar o Congresso a pautar o chamado “pacote da paz”, que inclui anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro, abertura de processo de impeachment contra Alexandre de Moraes e uma PEC para extinguir o foro privilegiado de parlamentares.

Durante o protesto, a presidência da Câmara determinou a abertura de uma sessão deliberativa e afirmou que condutas que obstruíssem os trabalhos legislativos poderiam resultar na suspensão dos parlamentares envolvidos.

A sessão, marcada inicialmente para 20h30, atrasou devido à ocupação, mas foi realizada após Hugo Motta retomar a cadeira da presidência.

Conteúdos produzidos pela redação de Brasília da Rádio Itatiaia