A Câmara Municipal de Belo Horizonte quer reconhecer o cantor e compositor Milton Nascimento como cidadão honorário da capital mineira. A homenagem é sugerida pelo vereador Dr. Bruno Pedralva (PT), e está prevista para o dia 16 de setembro.
Milton nasceu no Rio de Janeiro, e foi criado em Minas Gerais, na cidade de em Três Pontas. Sua carreira despontou ao vir para Belo Horizonte, onde tocou em bares e clubes noturnos, e começou a compor músicas com o Clube da Esquina, imortalizando sua história no bairro Santa Teresa, região leste de Belo Horizonte.
Segundo o vereador autor da homenagem, o título de cidadão honorário é um reconhecimento as contribuições do artista para a cultura e política.
“O Milton tem um legado que transcende fronteiras, unindo gerações em torno de uma arte que combina raízes mineiras, resistência política e inovação musical. Junto ao movimento Clube da Esquina, que teve o bairro Santa Teresa como referência, ele garantiu - em sua voz e canções - visibilidade e reconhecimento para a cultura belo-horizontina e mineira”, justificou o parlamentar.
O título de Cidadão Honorário é definido como uma honraria destinada a pessoas que não nasceram em Belo Horizonte, mas que tiveram atuação relevante e reconhecida à cidade.
Milton já foi homenageado com o título de Cidadão Honorário de Minas Gerais em 1984, após um pedido ter sido aprovado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).