A prefeitura de Contagem, na Região Metropolitana de BH, vai inaugurar na próxima semana uma bacia de contenção de água da chuva. A bacia chamada de B3 fica na antiga Vila PTO, no bairro Água Branca. A estrutura faz parte de um conjunto de obras que buscam conter os impactos da chuva na cidade.
A obra será inaugurada em um evento que contará com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e da prefeita de Contagem, Marília Campos (PT).
Na prática, as bacias atuam como grandes reservatórios, que ajudam a reduzir a velocidade da água durante a chuva e evitar alagamentos.
“A bacia B3 tem capacidade para reter aproximadamente 103 milhões de litros de água, o que vai contribuir muito para reduzir os alagamentos que, anualmente, colocavam em risco a vida das pessoas naquela região”, destaca a prefeitura.
Prefeitura de Contagem e governo de MG vão inaugurar obra de contenção de águas de chuvas
O investimento feito foi de R$ 28,2 milhões, sendo R$ 7 milhões dos cofres municipais. A maior parte do recurso é proveniente do Termo de Reparação da mineradora Vale, que busca reparar os impactos diretos e indiretos do rompimento em Brumadinho, na região Metropolitana.
“Durante as últimas chuvas, a B3 e as outras três bacias que estão em construção (B2, na avenida Rio Volga, no bairro Riacho das Pedras; B4, que fica na antiga Vila Itaú e a B5, que fica na Vila Sport Club, em Belo Horizonte), já se mostraram muito efetivas para conter as águas das chuvas e evitar alagamentos”, completa o executivo municipal.