A
De acordo com a análise, que tem margem de erro de 12%, o público no momento de pico variou entre 15,8 mil e 20,1 mil participantes. A estimativa foi feita a partir de imagens aéreas analisadas por software de inteligência artificial.
Leia também
Vídeo mostra momento em que raio atinge manifestação com Nikolas em Brasília Vítimas atingidas por raio em ato de Nikolas Ferreira sofreram queimaduras, dizem Bombeiros
A contagem considerou fotos registradas em dois horários, às 10h45 e às 15h15, totalizando 24 imagens. Para o cálculo final, foram selecionadas sete fotos tiradas às 15h15, quando a concentração de pessoas atingiu o maior volume. As imagens abrangeram toda a área da manifestação, sem sobreposição.
Segundo o Monitor do Debate Político, o método utiliza drones para capturar imagens aéreas, que são processadas por um sistema de inteligência artificial capaz de identificar e marcar automaticamente cada pessoa, a partir do reconhecimento das cabeças, garantindo maior precisão mesmo em áreas de alta densidade.
O ato, batizado de “Caminhada pela Paz” e associado ao movimento “Acorda, Brasil”, foi o ponto final de uma caminhada realizada por apoiadores que saíram de Paracatu (MG) com destino à capital federal. Durante a manifestação, houve discursos em carro de som e manifestações críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de faixas pedindo o impeachment.
Durante o evento, um raio atingiu a área da concentração, deixando algumas pessoas desacordadas. Segundo o Corpo de Bombeiros, 72 pessoas foram atendidas no local, das quais 32 foram encaminhadas a hospitais. Oito vítimas apresentavam condições consideradas instáveis.
* Com informações de Estadão