O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta quinta-feira (21) em meio ao embate tarifário com o líder norte-americano. Durante evento para entrega de unidades móveis de odontologia em Sorocaba, no interior de São Paulo, o petista alertou ao republicano que “não dê palpite” no Brasil.
“É preciso que a gente saiba mais do que fazer ponte ou viaduto. É preciso que a gente saiba fazer aquilo que o povo necessita, carinho, aconchego, tratá-lo com amor. Essa é a diferença entre governar e cuidar, porque a palavra correta não é governar, é cuidar. Eu quero cuidar desse país, por isso o presidente americano não dê palpite aqui, porque, aqui, cuidamos nós”, declarou.
Segundo Lula, soberania não é apenas cuidar do território nacional e de seus recursos, mas também da população e acrescentou: “É por isso que nós não temos medo de ninguém gritar com a gente. Aliás, nós somos educados, eu não grito com ninguém”.
Ele também mencionou a qualidade dos dentistas brasileiros e afirmou que os profissionais americanos são inferiores.
“Não tem lugar nenhum do mundo que tenha a qualidade dos dentistas que tem o Brasil. Nem os Estados Unidos da América, com a arrogância deles, têm a qualidade de dentistas que nós temos”, disse.
Por fim, Lula afirmou ainda que aprovou o envio de um projeto de lei ao Congresso para estabelecer o novo modelo do Auxílio Gás. Na quarta-feira (20), o petista
Segundo ele, a medida deve beneficiar 15,5 milhões de famílias.