O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa neste sábado (22), da Cúpula do G20, que reúne as 19 maiores economias do mundo, a União Europeia e a União Africana, em Joanesburgo, capital da África do Sul.
Durante o fim de semana, Lula participará das reuniões do bloco, com destaque para discussões sobre tarifas comerciais, incluindo produtos agrícolas brasileiros.
A participação ocorre mesmo com a ausência dos Estados Unidos e do presidente americano Donald Trump, que anunciou que não enviará representantes do governo ao encontro.
A ausência dos EUA, segundo diplomatas brasileiros, dificulta a elaboração da tradicional declaração conjunta do G20, documento que costuma reunir compromissos sobre temas globais, como mudanças climáticas, taxação de super-ricos e conflitos internacionais. Ainda assim, a África do Sul defende que o texto seja publicado, posição que conta com apoio firme do Brasil, segundo o Itamaraty.
Após as reuniões do G20, Lula seguirá para Moçambique, onde participará de um jantar oficial com o chefe de Estado local.
Já na segunda-feira (24), o presidente participará de um evento empresarial no hotel em que estará hospedado, acompanhado da assinatura de acordos de cooperação técnica em áreas como saúde, educação e agricultura.