Ouvindo...

Lula na ONU: último dia do presidente tem reuniões sobre clima e democracia

Presidente brasileiro reúne líderes mundiais em evento pré-COP

Lula durante discurso na abertura da Assembleia Geral da ONU em Nova York nos Estados Unidos, nessa última terça-feira (23)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixa Nova York, nesta quarta-feira (24), um dia após marcar um encontro com Donald Trump e fazer a abertura da Assembleia Geral da ONU.

Nesta quarta, Lula participa às 10h (11h no horário de Brasília), do evento Democracia Sempre, organizado em paralelo aos eventos oficiais das Nações Unidas por Brasil, Espanha, Chile, Colômbia e Uruguai.

Participam também Canadá, México, Quênia e Senegal, representantes da União Européia e o secretário-geral da ONU, António Guterres. Donald Trump não foi convidado porque, segundo países organizadores, os Estados Unidos deram uma guinada extremista.

Às 14h, o presidente brasileiro lidera um evento pré-COP e a expectativa é que mais paises apresentem suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), que são as metas de redução de emissão de gases de efeito estufa.

Alguns paises fizeram anuncio no inicio do ano, mas até o momento de 198 apenas 48 anunciaram, a China deve ser o próximo.

Lula encerra a agenda com uma entrevista coletiva às 15h15 (horário local) e, na sequência, embarca para o Brasil.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.