Ouvindo...

Lula liga para presidente da UE e diz que acordo com Mercosul deve sair até o fim ano

Expectativa do presidente brasileiro é que tratado seja assinado durante a Cúpula do Mercosul no Brasil

Presidente Lula da Silva recebeu a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Palácio do Planalto em 2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone nesta sexta-feira (5) com a presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Na ligação, que durou cerca de 20 minutos, os líderes falaram sobre a relação entre Brasil e União Europeia e temas como a COP30 e o acordo entre Mercosul e União Europeia.

Segundo o Palácio do Planalto, Lula comemorou o envio do acordo Mercosul-União Europeia para análise do Conselho Europeu, avaliando o gesto como um avanço importante para a assinatura do tratado. O presidente disse esperar que o documento seja assinado ainda este ano, durante a Cúpula do Mercosul no Brasil, e defendeu que eventuais salvaguardas internas da UE estejam em conformidade com os termos do acordo.

Leia também

Segundo apurou a Itatiaia, desde que o tarifaço imposto pelos Estados Unidos ao Brasil entrou em vigor, Lula tem se esforçado para abrir novos mercados às exportações brasileiras que antes seriam destinadas aos Estados Unidos.

Um dos focos neste sentido é a assinatura do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, que se arrasta há meses diante da resistência do agronegócio europeu, sobretudo francês, que teme perder mercado para os produtos sul-americanos.

Além da presidente da UE, Lula também conversou nas últimas semanas com os presidentes da França, Emmanuel Macron, da África do Sul, Cyril Ramaphosa, além do chanceler da Alemanha, Friedrich Merz.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.