O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, terá sua participação na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado na próxima terça-feira (9), às 9h. A oitiva faz parte do levantamento de informações sobre o combate a organizações criminosas no país.
O relator da CPI, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), solicitou a presença de Lewandowski para compartilhar experiências sobre políticas de enfrentamento ao crime organizado. Além do ministro da Justiça, o senador convidou o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e o diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Luiz Fernando Corrêa. Ainda não há confirmação das datas de comparecimento desses convidados.
Alessandro Vieira ressaltou a importância da atuação conjunta de diferentes órgãos para enfrentar o crime organizado. “Não se combate essa modalidade criminosa com esforços isolados. É necessário um trabalho coordenado que envolva inteligência estratégica, repressão qualificada e gestão do sistema prisional”, disse o senador.