Ouvindo...

INSS: Lula publica vídeo para reforçar início do prazo de adesão ao ressarcimento, que começa nesta sexta (11)

O pagamento será feito em parcela única, com início em 24 de julho

Lula em vídeo publicado nas redes sociais nesta sexta-feira (11)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou um vídeo explicando sobre as medidas de ressarcimento do governo federal para as vítimas de fraudes no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

A partir desta sexta-feira (11), aposentados e pensionistas podem aderir ao acordo para receber os valores. O pagamento será feito em parcela única, com início em 24 de julho, seguindo ordem cronológica de adesão — ou seja, quem aderir primeiro receberá primeiro.

“O nosso governo convida para, a partir de hoje, ao acordo realizado com Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União e Ordem dos Advogados do Brasil, homologado pelo Supremo Tribunal Federal, que garante o seu dinheiro de volta integralmente e corrigido pela inflação”, disse Lula, no vídeo.

O acordo, homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), foi articulado entre INSS e Ministério da Previdência Social, com apoio da AGU, DPU, MPF e OAB, e busca evitar a judicialização de casos relacionados à polêmica.

De acordo com o governo, podem aderir ao plano de ressarcimento os beneficiários que fizeram a contestação dos descontos e não obtiveram resposta das entidades. Veja abaixo como aderir:

  • Acesse o aplicativo Meu INSS com CPF e senha.
  • Vá até “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” em cada pedido (se houver mais de um).
  • Role a tela até o último comentário, leia com atenção e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”.
  • Clique em “Enviar” e pronto. Depois é só aguardar o pagamento
Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.