Ouvindo...

Influenciador bolsonarista ‘Superman’ gera ciúmes e desconforto no PL de Minas

Agenda de Bolsonaro em BH nesta quinta vai colocar frente a frente Marco Antônio Costa e colegas insatisfeitos

‘Superman’ da direita causa incômodos no PL de Minas Gerais

Na véspera de mais uma visita do ex-presidente Jair Bolsonaro a Minas Gerais, a presença do comentarista político e influenciador bolsonarista Marco Antônio Costa, o ‘Superman da Direita’, nos compromissos em Belo Horizonte, está gerando ciúmes e desconforto no PL mineiro.

O ‘Superman’ disse à Itatiaia que está “confirmadíssimo” na principal agenda de Bolsonaro, nesta quinta-feira, na Pampulha. Com declarações públicas de quem tem o apoio de Bolsonaro, Marco Antônio, que também é advogado, quer disputar uma cadeira no Senado por Minas Gerais, em 2026.

Com mais de um milhão de seguidores nas redes sociais, ele ganhou projeção durante o período em que esteve no programa “Pânico”, na rádio Jovem Pan de São Paulo, e com comentários políticos feitos nas mídias digitais. Posteriormente, o influenciador também atuou na convocação e organização de atos da direita na capital paulista e em BH.

A agenda será uma oportunidade para avaliar se os bolsonaristas vão demonstrar pessoalmente o que andam dizendo nos bastidores sobre o novo colega de legenda. Nos bastidores, deputados estaduais e federais disseram à nossa reportagem que estão incomodados com a postura “arrogante” e “individualista” do influenciador.

Reservadamente, um primeiro deputado ouvido por nossa reportagem afirmou que Minas tem ótimos nomes na direita para disputar o Senado e não precisa de um “forasteiro sem experiência política”.

A expressão “forasteiro” tem sido utilizada por deputados e lideranças da direita para classificar o influenciador que mudou-se de São Paulo para Lagoa Santa, na Grande Belo Horizonte, mirando a cadeira no Senado. Para concorrer ao cargo, Marco Antônio precisa ter um domicílio eleitoral em Minas.

Leia também

Já uma deputada criticou a forma como o ‘Superman’ chegou em Minas dando declarações à imprensa, antes mesmo de se reunir com lideranças do partido. “Eu não concordei com a postura dele. Não pode chegar assim”, disse a parlamentar. Um terceiro deputado criticou a falta de habilidade de Marco Antônio e afirmou que ele “não tem traquejo político”.

Um quarto político do PL afirmou que Marco Antônio “nunca teve” o apoio do ex-presidente Bolsonaro na proporção que ele alega ter. O parlamentar alegou que o influenciador “chegou contando mentiras” em Minas. Segundo o político, as declarações de Superman geraram desconforto e desgaste interno no PL, principalmente pelo fato da legenda já ter vários nomes que podem disputar a vaga no Senado.

Uma das falas do ‘Superman’ caiu como uma bomba no núcleo conservador mineiro. Em entrevista a um podcast, o influenciador disse que não permitiria que a vaga ao Senado ficasse com um político do PL que tivesse características do “centrão”.

“Eu vejo que a bola está quicando e pode cair em um cara que é centrão, o cara está no PL mas é centrão. Alguém quer isso para Minas? Primeiro ‘pum’ que o Alexandre de Moraes soltar, o cara vai meter o rabo entre as pernas e sumir. Virar um holograma igual o Sérgio Moro”, disse o influenciador. À Itatiaia, Superman afirmou que distorções da sua fala foram espalhadas internamente no PL.

Um quinto político ouvido pela Itatiaia não pediu sigilo. Um dos nomes do PL que pode disputar o Senado, o deputado estadual Cristiano Caporezzo (PL), comentou publicamente a declaração do bolsonarista.

“O Marco Antônio tem um trabalho jornalístico sério na defesa da direita. Ele se mudou para Minas unicamente para concorrer ao Senado Federal por, nas suas palavras, acreditar que a cadeira mineira na Câmara Alta não deveria cair nas mãos de um político de centro. Se esse for o seu pensamento o problema está resolvido, ele me conhece há tempo suficiente para saber que sou conservador, combativo e bolsonarista, com a diferença que eu pertenço a Minas Gerais faz quase 20 anos. Ficarei feliz em receber o eventual apoio dele para o Senado”, destacou.

Além de Caporezzo, o presidente do PL em Minas, o deputado federal Domingos Sávio, o deputado federal Eros Biondini e o vereador de Belo Horizonte, Vile, são apontados como nomes que podem disputar a cadeira no Senado. Eleito o deputado mais votado do Brasil, o deputado federal mineiro, Nikolas Ferreira (PL), terá apenas 30 anos nas eleições do ano que vem, cinco anos a menos do que a idade mínima exigida para concorrer à Câmara Alta.

O que diz Marco Antônio, o Superman

Em entrevista à Itatiaia, Marco Antônio Costa adotou um tom moderado ao falar da disputa pelo Senado por Minas. “Coloquei meu nome à disposição do partido e do Presidente. Em Minas Gerais, nenhuma candidatura está pacificada ainda. Eu tenho recebido um apoio imenso do povo mineiro. Uma receptividade incrível nos eventos e nas viagens que tenho feito pelo Estado”, destacou.

O bolsonarista destacou que está animado com a receptividade da candidatura, mas evitou cravar o futuro. “Tenho convicção que o Presidente Bolsonaro irá escolher o melhor nome para representar o Estado, defender a direita e os conservadores da perseguição cruel e botar um fim ao regime de caos e medo instaurado pelo STF”, complementou.

Por fim, a nossa reportagem perguntou ao político se ele estaria disposto a disputar outro cargo por Minas, caso a vaga ao Senado não se viabilize. “Seguirei o que o Presidente Bolsonaro definir”, acrescentou.

Sobre as críticas dos colegas conservadores mineiros, a nossa reportagem voltou a procurar o influenciador digital e abriu espaço para um posicionamento.

“Não vou responder essas críticas. É hora de trabalhar e se unir. Estou fazendo um trabalho sério e tenho recebido apoio de muitos mineiros”, respondeu.

O que diz Bolsonaro sobre vaga mineiro no Senado

Publicamente, Bolsonaro nunca declarou apoio ao influenciador digital. No entanto, o ex-presidente deu uma declaração que apontava um suposto incômodo com ausências de nomes mineiros para disputar a vaga. Em uma entrevista em fevereiro, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que alguns estados brasileiros não têm “bons nomes” para o Senado em 2026, entre eles Minas Gerais.

Bolsonaro chegou a dizer que gostaria de ver o ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, natural do Rio de Janeiro, como senador pelo estado. “Gostaria que o Paulo Guedes (ex-ministro) aceitasse ser senador por Minas Gerais. Estamos tentando, o Paulo Guedes é uma pessoa que está com a vida resolvida”, disse Bolsonaro. “O Paulo Guedes seria um baita nome dentro do Senado brasileiro”, acrescentou.

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.