Ouvindo...

PL pede suspensão de Janones após confusão no plenário

O documento sustenta que o parlamentar mineiro incitou tumulto, xingou e intimidou membros da legenda durante uma sessão na quarta-feira

O deputado federal André Janones (Avante-MG)

O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), apresentou nesta quinta-feira (10) uma representação à Corregedoria Parlamentar pedindo a suspensão cautelar do mandato de André Janones (Avante-MG). O documento sustenta que o parlamentar mineiro incitou tumulto, xingou e intimidou membros da legenda durante uma sessão na noite de quarta-feira (9).

A confusão começou enquanto Nikolas Ferreira (PL-MG) lia uma carta de Donald Trump com críticas ao STF e anúncio de tarifa contra o Brasil. Janones reagiu com provocações e ofensas à bancada do PL, segundo a representação.

Sóstenes acusa Janones de violar o Código de Ética e pede o envio do caso ao Conselho de Ética, com possibilidade de cassação. A sessão foi interrompida por cerca de oito minutos, com intervenção da Polícia Legislativa.

O PL afirma que a imunidade parlamentar não pode servir de escudo para “abusos e ilegalidades” e acusa Janones de buscar visibilidade nas redes sociais com “comportamentos que envergonham o Congresso”.

O deputado André Janones foi procurado, mas ainda não se manifestou.

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio