A bancada mineira no Congresso se reúne na próxima terça-feira (17), às 17h, para eleger o novo coordenador-geral, além de um vice e um secretário-geral - todos com mandato de um ano. A eleição marca uma mudança importante: será a primeira sob o novo regimento interno, aprovado em maio, que proíbe reeleição e estabelece regras de transparência e decisões colegiadas.
Candidatos ao cargo de coordenador-geral:
- Paulo Guedes (PT)
- Greyce Elias (Avante)
- Newton Cardoso Jr. (MDB)
- Igor Timo (PSD)
O atual coordenador, deputado Luiz Fernando Faria (PSD), deixa o posto após o fim do mandato. A escolha, na avaliação de parlamentares ouvidos pela Itatiaia, também busca recompor o protagonismo da bancada, criticada por sua atuação tímida nos últimos anos - especialmente na articulação com o governo Zema durante as negociações do Propag, programa de pagamento das dívidas com a União.
Parlamentares também expressam incômodo com a ausência de mineiros nas mesas diretoras da Câmara e do Senado. Há expectativa de que até terça-feira os candidatos tentem costurar uma composição para os três cargos e decidam se o vice será escolhido por acordo ou votação.