Ouvindo...

Com quatro candidatos, bancada mineira no Congresso elege novo coordenador na terça

Eleição marca uma mudança importante: será a primeira sob o novo regimento interno, aprovado em maio, que proíbe reeleição

Bancada mineira reúne 53 deputados e três senadores

A bancada mineira no Congresso se reúne na próxima terça-feira (17), às 17h, para eleger o novo coordenador-geral, além de um vice e um secretário-geral - todos com mandato de um ano. A eleição marca uma mudança importante: será a primeira sob o novo regimento interno, aprovado em maio, que proíbe reeleição e estabelece regras de transparência e decisões colegiadas.

Candidatos ao cargo de coordenador-geral:

  • Paulo Guedes (PT)
  • Greyce Elias (Avante)
  • Newton Cardoso Jr. (MDB)
  • Igor Timo (PSD)
Leia também

O atual coordenador, deputado Luiz Fernando Faria (PSD), deixa o posto após o fim do mandato. A escolha, na avaliação de parlamentares ouvidos pela Itatiaia, também busca recompor o protagonismo da bancada, criticada por sua atuação tímida nos últimos anos - especialmente na articulação com o governo Zema durante as negociações do Propag, programa de pagamento das dívidas com a União.

Parlamentares também expressam incômodo com a ausência de mineiros nas mesas diretoras da Câmara e do Senado. Há expectativa de que até terça-feira os candidatos tentem costurar uma composição para os três cargos e decidam se o vice será escolhido por acordo ou votação.

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio