Ouvindo...

Fraude no INSS: Lupi deve entregar o cargo e PDT prepara saída do governo

Expectativa é que o ministro da Previdência se reuna nesta sexta-feira com o presidente Lula para comunicar a decisão

Carlos Lupi, ministro de Lula e presidente nacional do PDT

Abalado após as revelações da operação ‘Sem Desconto’, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, deve entregar o cargo nesta sexta-feira (2), conforme fontes do Palácio do Planalto e do PDT, partido do qual Lupi é presidente.

Leia também

A expectativa é que Lupi se encontre com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta sexta para comunicar a decisão. Caso isso se confirme, o PDT também deve ir junto, deixando a base de apoio do governo no Congresso Nacional.

Leia mais: Novo presidente do INSS discute com AGU ressarcimento às vítimas de fraude

Apesar da operação da Polícia Federal e da Controladoria-geral da União revelar que o esquema de descontos ilegais nas aposentadorias ocorria desde 2019, a avaliação do governo é de que o ministro demorou a apresentar uma solução para a crise, agravada com a demissão do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e a nomeação de Gilberto Waller Júnior para o cargo - sem o aval de Lupi.

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio