Ouvindo...

Novo presidente do INSS discute com AGU ressarcimento às vítimas de fraude

O foco principal do encontro, que acontece nesta sexta-feiram será debater as medidas para devolver os valores desviados irregularmente nos benefícios dos aposentados

Operação mirou fraude de R$ 6,3 bilhões de beneficiários do INSS

O novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, terá nesta sexta-feira (2) um dos primeiros grandes desafios de sua gestão: ele participa, em Brasília, de uma reunião com o Advogado-Geral da União, Jorge Messias, para começar a definir como será feito o ressarcimento a aposentados e pensionistas vítimas de um esquema bilionário de fraudes revelado pela Polícia Federal e pela Controladoria-geral da União na semana passada.

O encontro acontece à tarde, na sede da Advocacia-Geral da União (AGU). O foco principal será debater as medidas para devolver os valores desviados irregularmente das mensalidades associativas cobradas nos benefícios dos aposentados. A investigação da Polícia Federal revelou que o esquema envolvia associações que faziam cobranças indevidas e desviavam parte dos recursos destinados aos beneficiários do INSS.

Leia também

A ideia inicial do governo é processar as entidades envolvidas nos esquema para que os recursos sejam pagos aos beneficiários prejudicados. A estimativa é que os prejuízos aos beneficiários do INSS tenham alcançado R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

A reunião envolve ainda o Grupo Especial criado pela AGU, composto por oito advogados públicos, com atuação temporária tanto na esfera administrativa quanto judicial. O objetivo prioritário do grupo é acelerar ações para reparar os danos patrimoniais provocados pelas entidades investigadas no âmbito da operação “Sem Desconto”.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio