O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu nesta segunda-feira (23) a abertura do mercado sul-coreano para a carne bovina brasileira. Ele discursou no encerramento do fórum empresarial Brasil-Coreia do Sul, em Seul.
“O Brasil vem trabalhando há 15 anos para obter acesso ao mercado de carne bovina coreano. O bulgogi, tradicional churrasco coreano, combina com uma carne de qualidade como a brasileira. Estamos prontos para avançar nos procedimentos sanitários necessários para que o Brasil esteja no prato do cidadão coreano”, afirmou o petista.
Antes de participar do evento empresarial, Lula se reuniu com o presidente sul-coreano, Lee Jae-myung, na Casa Azul, sede do Executivo local. Durante o encontro, os dois líderes assinaram 10 acordos de cooperação em diferentes áreas do comércio e em minerais essenciais.
Em declaração à imprensa após o encontro, Lula destacou ainda que também foi discutida a retomada das negociações para um acordo entre o Mercosul e a Coreia do Sul, interrompidas em 2021.