A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovou nesta quinta-feira (13) um requerimento para convocar o deputado estadual Edson Araújo (PSB-MA), acusado de ameaçar o vice-presidente da comissão, deputado Duarte Jr. (PSB-MA).
O colegiado também aprovou a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telemático de Araújo.
Na segunda-feira (10), Duarte Jr. denunciou ter recebido mensagens de ameaça do deputado estadual após levantar suspeitas sobre transferências envolvendo entidades ligadas ao setor pesqueiro do Maranhão.
Além da convocação, Edson Araújo foi alvo de mandados de busca e apreensão cumpridos pela Polícia Federal nesta quinta-feira, durante uma nova fase da Operação Sem Descontos, que apura fraudes em benefícios do INSS.
Ameaças
As ameaças aconteceram depois que Duarte levantou suspeitas sobre transferências financeiras entre a Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA) e entidades do Maranhão.
Isso porque documentos obtidos pela CPMI mostram que a Federação das Colônias dos Pescadores do Estado do Maranhão (Fecopema), da qual Araújo já foi presidente, recebeu cerca de R$ 400 mil da CBPA em período coincidente com o aumento das fraudes em pensões e aposentadorias.
Segundo prints apresentados à Polícia Legislativa da Câmara, Araújo enviou mensagens a Duarte Jr dizendo: “Você quer aparecer? Lugar de palhaço é no circo.”
Duarte então respondeu questionando se estava sendo ameaçado, ao que Araújo retrucou: “‘Tô, porque você é um merda irresponsável.”