Ouvindo...

Câmara aprova PEC que autoriza acúmulo de cargos públicos para professores

Para o presidente da Câmara, deputado federal Hugo Motta, a aprovação em segundo turno representa a “valorização do professor e servidor público”

O texto, aprovado em segundo turno, agora segue para apreciação do Senado Federal.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (30), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 169/2019, que autoriza professores da rede pública a acumularem a função com outros cargos públicos de qualquer natureza. O texto elimina a restrição prevista na Constituição, que proíbe servidores, incluindo magistrados concursados, de acumularem cargos na administração pública.

A proposta foi aprovada em segundo turno com 417 votos favoráveis e 17 contrários.

Atualmente, professores podem ocupar dois cargos em escolas públicas ou, ainda, dar aulas e exercer outro emprego de natureza técnica ou científica.

Leia também

A nova proposta elimina a limitação e permite que magistrados acumulem cargos em diferentes funções no setor público, recebendo remuneração por ambos.

“Montagem” com IA

Nas redes sociais, o presidente da Casa, deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), comemorou a aprovação da PEC, que segue agora para apreciação no Senado. “Cumprimento todos os professores do Brasil que mobilizaram as bancadas e defenderam a aprovação dessa PEC, que traz uma flexibilização dos vínculos para possibilitar que eles exerçam outras funções”, escreveu.

Na publicação, Motta usou uma montagem feita com inteligência artificial, usando como base uma imagem do jogador do Real Madrid, Vinicius Junior, ao lado da influenciadora Virginia Fonseca. No lugar da palavra “Love” (amor, em inglês), o parlamentar substituiu por “professores”.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.