Ouvindo...

Hugo Motta elogia diálogo entre Lula e Trump e destaca diplomacia

Presidente da Câmara celebra retomada das conversas e afirma que o respeito e a cooperação devem guiar as relações internacionais

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta comenta ligação entre Trump e Lula

O presidente da Câmara dos Deputados Hugo Motta (PB), comentou através das redes sociais nesta segunda-feira (6) a ligação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Motta afirmou que vê com bons olhos a retomada do diálogo entre Brasil e EUA, ressaltando que a diplomacia deve prevalecer nas relações internacionais.

Leia também

“Fico feliz em ver que o diálogo e a diplomacia estão prevalecendo entre Brasil e EUA. Quando o respeito e a conversa franca guiam nossas relações, todos saem ganhando. A Câmara segue atenta e pronta para trabalhar pelos interesses nacionais”, declarou o presidente da casa.

Lula e Trump tiveram uma conversa de 30 minutos por telefone. Na oportunidade, Lula solicitou a retirada da sobretaxa de 40% imposta pelo governo norte-americano a produtos brasileiros. Além disso, o presidente ainda pediu que fossem retiradas as sanções sofridas pelos ministros do Supremo Tribunal Federal.

“Em tom amistoso, os dois líderes conversaram por 30 minutos, quando relembraram a boa química que tiveram em Nova York por ocasião da Assembleia Geral da ONU. Os dois presidentes reiteraram a impressão positiva daquele encontro”, informou o Planalto.

Os dois presidentes acordaram encontrar-se pessoalmente em breve. Lula sugeriu que o encontro seja durante a Cúpula da Asean, na Malásia. Ele reiterou convite a Trump para participar da COP30, em Belém; e se dispôs também a viajar aos Estados Unidos.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.