Ouvindo...

Barroso faz comentário sobre sua relação com os EUA após anunciar aposentadoria do STF

Ministro do STF decidiu antecipar sua aposentadoria em meio às sanções dos EUA contra magistrados do Supremo

Barroso em coletiva no STF nesta quinta-feira (9)

O ministro Luís Roberto Barroso disse nesta quinta-feira (9) que sua saída do Supremo Tribunal Federal (STF) “não tem nenhuma relação” com as sanções dos Estados Unidos contra magistrados da Corte brasileira.

“Eu achei que cumpri meu papel e que era hora de ceder meu lugar para outra pessoa seguir a carreira”, disse ele em coletiva no Supremo no início desta noite. “Eu sou uma pessoa apaixonada pelo Brasil. Eu não estou abandonando o Brasil”.

Leia também

Sobre as sanções dos EUA contra Moraes, Barroso disse considerar a medida “um movimento errado”.

“Não me é indiferente o tipo de sanção que caiu sobre o ministro Alexandre de Moraes e a esposa dele. Acho que foi um movimento errado baseado em uma narrativa falsa. Acho que a gente tem que continuar a desfazer [essa situação]. É preciso que eles, [os EUA], conheçam a verdade. Fizemos tudo que deveria ser feito dentro da Constituição e das leis”, completou, fazendo referência ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo.

Barroso também disse ter uma “ligação acadêmica” com os EUA. “Estudei lá, fiz mestrado lá, pós-doutorado lá. Não me é indiferente, mas vivo a vida como ela é", falou.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.