Ao lado de Motta, Lula dá posse a novo ministro do Turismo

Gustavo Feliciano assume pasta no lugar de Celso Sabino, expulso do União Brasil após decidir ficar no governo petista

O presidente Lula e o novo ministro do Turismo, Gustavo Feliciano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu posse nesta terça-feira (23) ao novo ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, em uma cerimônia no Palácio do Planalto.

A solenidade também teve a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), do governador da Paraíba, João Azevedo (PSB), e do pai do ministro, o deputado federal Damião Feliciano (União-PB).

Em seu discurso, Gustavo se disse honrado de fazer parte não da gestão federal, mas do que classificou como a “monumental trajetória” de Lula, chamado por ele de “um marco na história do Brasil e do mundo”.

“Tenha a consciência que servir a um político e a há um líder, uma personalidade histórica com essa dimensão e grandeza e, além disso, fazer parte do seu governo é um sonho, um sonho, senhor presidente, para esse menino de Campina Grande, na Paraíba, minha amada terra e querida, que viu de perto a transposição de São Francisco, essa obra que Vossa Excelência fez e resolveu o problema de falta d'água que aterrorizavam a cidade de centenas de milhares de habitantes, além de toda a nossa região”, declarou.

O novo ministro também agradeceu a Motta pela indicação ao cargo.

“Um destaque especial que eu gostaria de fazer para o maior líder do meu Estado, que neste momento não é só da Paraíba, mas do Brasil, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. Presidente Hugo, um paraibano assumiu o Ministério da República, é um reflexo incontestável da sua discreta, mas inegável, forte liderança”, disse.

Gustavo substitui Celso Sabino, que estava no cargo desde 2023, como parte da tentativa de Lula de se aproximar dos partidos do Centrão para garantir uma base aliada no Congresso Nacional.

A mudança foi anunciada pelo presidente na última semana e acontece após Sabino ser expulso do União Brasil por desobedecer a ordem do partido de deixar o governo petista.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Ouvindo...