Ouvindo...

Alcolumbre barra votação pedida por Otto Alencar e enterra a PEC da Blindagem

Tema foi derrubado por unanimidade na CCJ da Casa nesta quarta (24); na Câmara, a proposta foi aprovada por maioria

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, nega votação da PEC da Blindagem após rejeição por unanimidade e enterra de vez a pauta

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), disse nesta quarta-feira (24) que a PEC da Blindagem vai ser arquivada sem ser levada a plenário. Antes, o presidente da comissão, Otto Alencar (PSD-BA), chegou a falar que o tema seria votado em plenário, para ser “enterrada” com a manifestação de outros senadores, o que poderia caracterizar um gesto político. Após a rejeição unânime na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Alcolumbre apenas fará a leitura formal do resultado, como prevê o regimento interno durante sessão legislativa da Casa.

Leia também

Na CCJ, todos os 26 senadores presentes e o presidente do colegiado, Otto Alencar (PSD-BA), votaram contra a proposta. De acordo com a regra regimental da Casa, quando a rejeição é unânime, não há recurso e o caminho processual é diretamente levado ao arquivamento imediato da matéria.

A decisão acontece duas depois de uma manifestação popular registrada no último domingo (21), quando o ato contrário à PEC e à anistia de envolvidos nos atos de 8 de Janeiro reuniu milhares de pessoas em várias capitais do país.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.