Ouvindo...

Simões vai se encontrar com diretor do BNDES para discutir o Propag e valorização de ativos

O banco, que pertence à União, será o responsável por avaliar os ativos disponibilizados pelo governo do estado para abater até 20% da dívida de Minas com o governo federal

Vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões vai se encontrar com representantes do BNDES para tratar sobre o Propag

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), participa, nesta quarta-feira (4), em Brasília, de uma reunião com o Nelson Barbosa, diretor de Planejamento e Estruturação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para discutir a adesão do estado ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas (Propag).

O banco, que pertence à União, será o responsável por avaliar os ativos disponibilizados pelo governo do estado para abater até 20% da dívida de Minas com o governo federal. Entre os ativos, estão estatais como a Codemge, a Cemig e a Copasa, e imóveis como a Cidade Administrativa, o Palácio das Artes e o Hospital Risoleta Neves.

Leia também

Na reunião com Barbosa, Simões será acompanhado pelo secretário-geral, Marcelo Beghini, do secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, o secretário da Fazenda, Luiz Cláudio, e o diretor da Codemge, Helder Marra.

De acordo com a gestão de Romeu Zema (Novo), o objetivo do encontro é “cobrar celeridade no processo de avaliação” dos ativos e demandar que os bens sejam devidamente valorados.

A primeira reunião para discutir a renegociação das dívidas com o BNDES foi feita em 30 de abril e a segunda, em 19 de maio. No último encontro, foi encaminhado um ofício solicitando a proposta comercial do banco para a avaliação dos ativos.

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.