O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu neste domingo (1º) que os partidos aliados ao seu governo elejam senadores em 2026 para evitar que a oposição consiga maioria na Casa.
Ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), ele participou do congresso nacional do Partido Socialista Brasileiro, realizado em Brasília, que
“Se esses caras elegerem a maioria de senadores, eles vão fazer uma muvuca nesse país”, disse o presidente.
De acordo com o petista, a medida também é importante para frear uma possível reação contra o Supremo Tribunal Federal (STF).
“Não é porque a Suprema Corte é uma maçã doce, não. É porque nós precisamos preservar as instituições que garantem o exercício da democracia neste país. Se a gente for destruir aquilo que a gente não gosta, não vai sobrar nada”, destacou.
Sem declarar explicitamente, Lula sinalizou ainda com a possibilidade de disputar a reeleição em 2026, a depender de seu desempenho político.
- Leia também:
Lula volta a chamar guerra em Gaza de ‘genocídio’ e condena ocupação de Israel na Cisjordânia
“Podem ter certeza de uma coisa, se eu estiver bonitão do jeito que eu estou, apaixonado do jeito que eu estou, e motivado do jeito que eu estou, a extrema direita não volta a governar esse país”, concluiu.