Ouvindo...

Margareth comemora prêmios de ‘O Agente Secreto’ em Cannes: ‘Nosso cinema vive um novo tempo’

Kleber Mendonça Filho venceu na categoria Melhor Direção, enquanto Wagner Moura foi escolhido Melhor Ator do festival

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o ator Wagner Moura durante o Festival de Cannes

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, comemorou neste sábado (24) as premiações do filme “O Agente Secreto” no Festival de Cannes, um dos principais e mais prestigiados do cinema mundial.

O diretor Kleber Mendonça Filho venceu na categoria Melhor Direção, enquanto Wagner Moura foi escolhido como Melhor Ator. Apesar de favorita também para a Palma de Ouro, principal premiação do festival, a produção brasileira perdeu a honraria para o longa iraniano “It Was Just an Accident”, de Jafar Panahi.

“Dois gigantes brasileiros fazendo história em Cannes! Parabéns a Wagner Moura, Melhor Ator, e a Kleber Mendonça Filho, Melhor Diretor, pelo reconhecimento no maior festival de cinema do mundo! O Brasil celebra vocês! Nosso cinema vive um novo tempo”, escreveu Margareth em seu perfil no X.

Leia também

Ambientado na década de 1970, o longa narra a história de Marcelo – vivido por Wagner Moura –, um professor universitário perseguido pela repressão da ditadura militar no Brasil.

Ele foge de São Paulo para Recife para escapar de agentes governamentais que o procuram por atividades subversivas. Chegando bem na semana do Carnaval, ele logo descobre que está sendo espionado pelos vizinhos.

Além do protagonista, Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa e Alice Carvalho, Udo Kier, Thomás Aquino e outros fazem parte do elenco. O filme chega aos cinemas ainda este ano.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.