O presidente Lula celebrou neste sábado (24) as
Apesar de favorita também para a Palma de Ouro, principal premiação do festival, a produção brasileira perdeu a honraria para o longa iraniano “It Was Just an Accident”, de Jafar Panahi.
Nas redes sociais, Lula afirmou que “hoje é dia de sentir ainda mais orgulho de ser brasileiro” e chamou Mendonça e Moura de “gigantes”.
“Os dois prêmios que O Agente Secreto conquistou há pouco no festival de Cannes – melhor diretor e melhor ator – mostram que o cinema de nosso país não deve nada para ninguém. E que seguiremos encantando os públicos e os críticos ao redor do planeta com filmes que mostram nosso talento, nossa cultura e capítulos importantes de nossa própria história”, escreveu o presidente em
Ambientado na década de 1970, o longa narra a história de Marcelo – vivido por Wagner Moura –, um professor universitário perseguido pela repressão da ditadura militar no Brasil.
Ele foge de São Paulo para Recife para escapar de agentes governamentais que o procuram por atividades subversivas. Chegando bem na semana do Carnaval, ele logo descobre que está sendo espionado pelos vizinhos.
Além do protagonista, Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa e Alice Carvalho, Udo Kier, Thomás Aquino e outros fazem parte do elenco. O filme chega aos cinemas ainda este ano.