Ouvindo...

Gusttavo Lima, Ivete Sangalo e Alok: veja quais artistas Damião quer trazer para BH

O prefeito Álvaro Damião, em entrevista à Itatiaia, disse que queria Ivete Sangalo e Alok no carnaval de 2026, enquanto Gusttavo Lima foi convidado a se apresentar no aniversário da capital em dezembro

Gusttavo Lima, Ivete Sangalo e Alok.

Já de olho no Carnaval de 2026, o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), disse para a Itatiaia que, embora ainda não tenha nomes definidos para a folia do próximo ano, o objetivo é que a festa seja maior do que foi em 2025. Ele afirma que quer ter em Belo Horizonte artistas como Ivete Sangalo e repetir o sucesso do DJ Alok — que se apresentou na cidade nesta última edição —, mas que é necessário “melhorar ainda mais a infraestrutura”.

Queremos incrementar o carnaval. Essa é a nossa proposta, não é tirar nada de ninguém. Não só o carnaval, mas também outros grandes eventos. Pode ter certeza que iremos destravar Belo Horizonte”.
— disse para a reportagem.

Aniversário da capital

O prefeito já tinha revelado anteriormente que havia convidado o cantor Gusttavo Lima para se apresentar no aniversário da capital, no dia 12 de dezembro. “Fiz o convite para ele, para ele cantar no aniversário da cidade, mas depende mais dele e da agenda, não depende de Belo Horizonte”, ressaltou novamente para a reportagem.

Ele destacou que a programação cultural feita ao longo da semana que antecede o aniversário irá continuar. “Os eventos em museus, nas igrejas, nos parques da cidade vão continuar acontecendo. Os pequenos movimentos mais importantes vão continuar, mas não podemos passar pelo mês de dezembro, mês de aniversário de BH, sem um grande evento para a população”, explicou.

Point turístico

Desde que atuava como prefeito interino, em função do quadro de saúde do prefeito Fuad Noman (PSD), Damião já falava sobre atrair turistas através de investimentos no setor da cultura e do entretenimento.

No início deste mês, ele cobrou representantes do setor aéreo no Aeroporto Internacional de belo Horizonte, em Confins, na Grande BH, por mais voos internacionais saindo do município. “Todo voo internacional você tem que ir para São Paulo, para o Rio de Janeiro ou até Brasília. Não é o que a gente quer. A gente vai continuar indo, mas muitos voos já podem sair daqui. E essa internacionalização é isso. Um dos caminhos é esse”, defendeu.

Leia também

Na última quinta-feira (22), Damião também teve reunião com o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo (PT). Os dois se reuniram na sede da prefeitura, no Centro de BH, e depois no Mercado Central.

Em entrevista, Damião disse que a capital está disposta a se “internacionalizar” cada vez mais. Freixo disse que, no próximo ano e, ao lado do ex-deputado, anunciou que jornalistas portugueses foram convidados para cobrirem o carnaval como parte desta iniciativa.

BH por muito tempo foi a cidade do não. Hoje, alteramos completamente essa filosofia. BH é a cidade do sim. Vamos implementar a ideia na cabeça do belo-horizontino. Sim, vou fazer ecoturismo em BH. Sim, vou para o carnaval mais seguro do Brasil. Sim, eu conheço a capital das Minas Gerais. Sim, eu sei a história do Clube da Esquina”.
— disse.

O prefeito, em entrevista para a Itatiaia, ainda disse que BH pode ter seu próprio megashow, como o projeto “Todo Mundo no Rio”, iniciativa da prefeitura do Rio de Janeiro e da produtora Bonus Track.

Vamos escolher uma data para podermos, anualmente, colocar no calendário da cidade e trazer um grande evento para BH. Iremos mostrar para todo o mundo, para todo o Brasil, que Belo Horizonte é, sim, a terceira maior capital do país e vai colar ainda mais na primeira e na segunda, São Paulo e Rio de Janeiro, ou vice-versa”.
— disse para a reportagem.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.