Ouvindo...

Em evento do PT, presidente Lula comemora a ‘volta de Zé Dirceu, Vaccari e Delúbio’

Presidente destacou a presença de nomes históricos do PT que tiveram condenações no Mensalão e na Lava-Jato

Presidente Lula no encontro nacional do PT

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou neste domingo (3), durante encontro nacional do PT, a volta de antigos nomes para a vida partidária. Entre os nomes citados estão os petistas que foram condenados durante a operação Lava-Jato: José Dirceu, João Vaccari e Delúbio Soares.

“Esse partido que muitas vezes nós questionamos e xingamos, que muitas vezes não achamos que está fazendo o que precisa ser feito, mas na história política esse partido é sempre o segundo ou o primeiro”, disse o presidente.

“Estou feliz que o companheiro Delúbio está presente nessa plenária, acho que o Vaccari também está aqui, acho extremamente importante a volta do Zé Dirceu para a direção do PT. E acho que o companheiro Genoíno deveria estar nessa também”, continuou Lula.

José Dirceu foi um dos fundadores do PT e era considerado o braço direito de Lula no primeiro mandato petista, atuando como chefe da Casa Civil. Dirceu, no entanto, foi um dos protagonistas do escândalo do Mensalão, que envolvia a compra de votos no Congresso por meio de propina, e deixou o governo.

Em outubro de 2012, Dirceu foi condenado pelo STF por corrupção ativa e formação de quadrilha. A pena seria revisada pelo tribunal anos depois e Dirceu deve disputar a eleição do próximo ano para ser deputado federal por São Paulo.

João Vaccari Neto também é um nome de peso no PT. Ele atuou como tesoureiro da sigla e foi um dos principais alvos durante a operação Lava-Jato. Em 2015 foi preso, após ser condenado pelo então juiz Sergio Moro. Em 2017, o Tribunal Regional Federal reformou a decisão da primeira instância e a pena foi revertida.

Já Delúbio Soares é outro nome forte do PT que foi elogiado pelo presidente Lula e voltou a participar da sigla. Ele chegou a ser expulso do partido em 2005, após o caso do Mensalão vir à tona, mas retornou ao PT em 2015.

Delúbio também foi alvo da operação Lava Jato e foi preso por decisão do então juiz Sergio Moro em 2018. Em março de 2023, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulou a condenação da Lava Jato.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.