Ouvindo...

Fraude no INSS: atendimento presencial para atender vítimas será avaliado pelo órgão

Gilberto Waller Júnior afirmou que órgão vai acompanhar acessos aos canais digitais e telefônicos para avaliar se será necessário atendimento presencial

Governo Federal fará pente-fino no BPC para identificar possíveis fraudes e irregularidades nos cadastros

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, afirmou nesta sexta-feira (16), em entrevista exclusiva à Itatiaia, que o órgão vai avaliar a implementação de um atendimento presencial para as vítimas das fraudes nas aposentadorias e pensões.

“Hoje, os canais são esses dois - aplicativo Meu INSS e pelo telefone 135 - e estamos monitorando diariamente o acesso aos dois canais. Mas, a ideia é que tão logo a gente verifique a necessidade, vamos sim abrir o atendimento presencial. E vamos buscar as comunidades mais distantes, que têm difícil acesso a um local de agência do INSS ou de algum parceiro. Vamos fazer uma busca ativa para não deixar ninguém para trás”, explicou Gilberto Waller.

Veja mais: Presidente do INSS diz que 25% das vítimas lesadas fizeram consultas sobre ressarcimento

As fraudes no INSS vieram à tona após a Operação Sem Desconto , deflagrada pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU) no dia 23 de abril.

Segundo o novo presidente da INSS, a fonte principal de recursos para o ressarcimento das vítimas será o dinheiro apreendido na operação.

“Esse dinheiro nós temos como fonte principal o dinheiro que enriqueceu esses fraudadores, temos mais de R$ 1 bilhão bloqueados na Justiça no dia da operação para assegurar a reparação dos danos. A AGU também vem ingressando com ações cautelares para bloquear bem, temos mais de R$ 2 bilhões solicitados em bloqueios. Essa tem que ser a fonte primária para ressarcir”, afirmou Gilberto Waller Júnior.

Leia também

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Kátia Pereira é jornalista formada pelo Uni-BH e tem especialização em História e Cultura Política pela UFMG. Está na Itatiaia desde 2002. Desde 2005 é titular do Jornal da Itatiaia 1ª Edição. Também apresenta o Jornal da Itatiaia Tarde, é editora e apresentadora do Palavra Aberta e apresenta conteúdo no canal da Itatiaia no Youtube. Recebeu o Troféu Mulher Imprensa na categoria Âncora de Rádio. Tem passagens por Record TV Minas, Super Notícias/O Tempo e assessoria na Assembleia Legislativa
Eustáquio Ramos é repórter e apresentador da Itatiaia