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Metrô BH: concessionária e moradores assinam acordo sobre desapropriação de área da linha 2

Além da empresa e dos impactados, o Ministério Público e o Governo de Minas participaram da reunião e das negociações

Metrô de BH teve vários problemas durante a semana

A concessionária Metrô BH e os moradores que vivem às margens dos trilhos assinaram, na noite desta quarta-feira (14), um acordo envolvendo a desapropriação de casas para construção da Linha 2 do metrô de Belo Horizonte.

Pelo acordo, as indenizações terão valor mínimo de R$105.900 mil, podendo chegar a R$ 346.900 mil, com diversas faixas que variam conforme as características de cada imóvel.

Serão impactadas 341 famílias que estão na área de desocupação da Linha 2. Elas receberão indenização, aluguel social e custeio da mudança para o local temporário e, posteriormente, para o imóvel definitivo.

Além da empresa e dos impactados, o Ministério Público e o governo de Minas participaram da reunião e das negociações.

O processo se arrastava desde o ano passado. Os moradores criticavam a falta de informações, prazos e valores. As obras do metrô vão custar R$ 3,2 bilhões, sendo que R$ 2,8 bilhões serão financiados pelo governo Lula e outros R$ 400 milhões pelo governo Zema.

“É com grande satisfação que anunciamos esse acordo com as famílias, que não vão ficar desamparadas, e asseguramos a continuidade do projeto, que vai transformar a realidade da população da capital e da região metropolitana”, afirmou o governador Romeu Zema.

Metrô BH diz que Linha 2 entrará em operação em 2028

Em entrevista à Itatiaia, o presidente da concessionária Metrô BH, Cláudio Andrade, que assumiu neste ano, já havia antecipado que o impasse envolvendo as desapropriações não provocaria atrasos nas obras do metrô. O CEO afirmou que a inauguração da Linha 2 do metrô de Belo Horizonte, entre o bairro Nova Suíça e o Barreiro, está mantida para o início de 2028.

“Mais do que promessa, é nossa obrigação contratual”, disse o executivo à Itatiaia.

O executivo destacou ainda que irá ocorrer um adiantamento nas etapas. Segundo ele, os trens que estavam previstos para chegar entre 2027 e 2028, já começam a chegar no início de 2026. Serão 24 novas composições que vão substituir os trens antigos dos anos 1980.

De acordo com o projeto, a nova linha terá 10,5 quilômetros de extensão e contará com 10 estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro. O trecho fará conexão com a Linha 1 na estação Nova Suíça, que fica entre as estações da Gameleira e Calafate. O projeto prevê ainda que a estação do Barreiro será interligada ao Terminal BHBus Barreiro e ao Via Shopping.

Deputada celebra acordo

Uma das responsáveis por intermediar as reivindicações dos moradores, a deputada estadual Bela Gonçalves (PSOL) afirmou que o acordo é fruto de resistência das famílias impactadas. “O direito à moradia foi, hoje, garantido através de um acordo entre as famílias que estão na linha de expansão do metrô e a empresa Metrô BH. Isso foi possível graças a uma incidência do nosso mandato, à disposição de diálogo do Ministério Público e à pressão das famílias e do movimento social, que, em hora nenhuma, aceitaram indenizações pífias, de R$ 30 mil, R$ 20 mil, e que têm agora garantidos os valores de indenização mínima de R$ 105 mil, além de auxílio-mudança e auxílio-aluguel”, disse.

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Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.