Ouvindo...

Operação da PF investiga fraude no GOV.BR com tecnologia de alteração facial

Criminosos ‘simulavam traços faciais de terceiros’ para invadir os perfis digitais das vítimas e acessar serviços públicos e informações pessoais sigilosas

Conta GOV.BR dá acesso a informações sensíveis do cidadão

A Polícia Federal realiza nesta terça-feira (13) uma operação para investigar uma quadrilha especializada em invadir contas da plataforma GOV.BR. O grupo utilizava técnicas avançadas de alteração facial para burlar sistemas de autenticação biométrica, acessando de forma ilegal contas vinculadas ao governo federal.

De acordo com as investigações, os criminosos “simulavam traços faciais de terceiros” para invadir os perfis digitais das vítimas. Com o controle total das contas, eles conseguiam acessar serviços públicos e informações pessoais sigilosas.

Leia também

A Justiça Federal de Brasília expediu cinco mandados de prisão temporária e 16 mandados de busca e apreensão em nove estados: São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Paraíba, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Tocantins.

A Operação foi batizada de ‘Face Off’. Os envolvidos poderão responder pelos crimes de invasão qualificada de dispositivo informático e associação criminosa.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio