Ouvindo...

‘Não tenho preocupação com Bolsonaro. Ele gastou 3% do PIB para tentar se reeleger e perdeu’, diz Alckmin

Vice-presidente afirmou que Lula será o candidato favorito para a reeleição em 2026

Alckmin afirmou que não se preocupa se Bolsonaro será ou não candidato em 2026

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou que não está preocupado se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) poderá ou não disputar as eleições de 2026. Em entrevista exclusiva para o Jornal da Itatiaia, Alckmin afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o favorito para a reeleição e que os números do governo vão melhorar até o próximo ano.

“Em relação ao ex-presidente, eu não tenho nenhuma preocupação. Ele era o presidente da República, estava no exercício do cargo, gastou 3% do PIB para tentar se reeleger e perdeu a eleição. Imagine fora do governo”, disse Alckmin sobre Jair Bolsonaro.

O ex-presidente está inelegível até 2030, após sofrer uma condenação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por encontro com os embaixadores durante as eleições de 2022. No entanto, aliados de Bolsonaro, apostam na aprovação do projeto que garante anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 para que o ex-presidente retome seus direitos políticos.

Veja mais: Alckmin minimiza impacto de tarifaço de Trump: ‘EUA é o maior investidor do Brasil’

“O candidato natural à presidencia é o presidente Lula. O candidato natural à reeleição para uma prefeitura é o prefeito atual, o candidato natural à reeleição para governo é o atual governador. O Brasil melhorou, PIB cresceu, desemprego cresceu, massa salarial aumentou, a saúde melhorou, saímos do negacionismo para a promoção do SUS. A educação melhorou, com creches e pré-escolas. É cedo ainda para falar sobre a chapa, mas estou feliz com o que estou fazendo. O presidente, além da vice-presidência, me deu a oportunidade do Ministério da Indústria, e eu gosto de trabalhar”, afirmou Alckmin.

Leia também

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Kátia Pereira é jornalista formada pelo Uni-BH e tem especialização em História e Cultura Política pela UFMG. Está na Itatiaia desde 2002. Desde 2005 é titular do Jornal da Itatiaia 1ª Edição. Também apresenta o Jornal da Itatiaia Tarde, é editora e apresentadora do Palavra Aberta e apresenta conteúdo no canal da Itatiaia no Youtube. Recebeu o Troféu Mulher Imprensa na categoria Âncora de Rádio. Tem passagens por Record TV Minas, Super Notícias/O Tempo e assessoria na Assembleia Legislativa