Ouvindo...

Alckmin minimiza impacto de tarifaço de Trump: ‘EUA é o maior investidor do Brasil’

Vice-presidente afirmou que diálogo entre representantes de Brasil e Estados Unidos já começou

Geraldo Alckmin, vice-presidente da República

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou que os impactos do ‘tarifaço’ determinado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já estão sendo motivo de conversa entre representantes dos dois países.

Alckmin ressaltou que a relação comercial entre Brasil e Estados Unidos é superavitária para os norte-americanos, por isso recebeu a menor tarifa do governo Trump.

O vice-presidente participou nesta quarta-feira (23) da inauguração do novo estúdio da Itatiaia, em Brasília, e concedeu uma entrevista exclusiva ao Jornal da Itatiaia.

“O Brasil tem uma característica que é não ter litígio com ninguém. O Brasil é o promotor da paz e do diálogo. O maior parceiro comercial do Brasil é a China. E os EUA é o maior investidor do Brasil. O caminho é o diálogo com os dois. E aprofundar as relações com os dois. O EUA tem um problema, um enorme déficit comercial com o mundo, mas com o Brasil ele tem superávit. Aliás, dos 10 produtos que os EUA mais exporta para o Brasil, em oito eles não pagam imposto. A alíquota é zero. Então, o Brasil não é problema para os EUA. Inclusive, nós ficamos com a menor tarifa”, afirmou Alckmin.

Leia também

“O presidente Lula destacou bem, nós defendemos o multilateralismo e o livre comércio. Nossa postura é de diálogo e abrir oportunidades. O Brasil está crescendo, ano passado crescemos 3,4% e a indústria cresceu 3,8%", disse o vice-presidente.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Kátia Pereira é jornalista formada pelo Uni-BH e tem especialização em História e Cultura Política pela UFMG. Está na Itatiaia desde 2002. Desde 2005 é titular do Jornal da Itatiaia 1ª Edição. Também apresenta o Jornal da Itatiaia Tarde, é editora e apresentadora do Palavra Aberta e apresenta conteúdo no canal da Itatiaia no Youtube. Recebeu o Troféu Mulher Imprensa na categoria Âncora de Rádio. Tem passagens por Record TV Minas, Super Notícias/O Tempo e assessoria na Assembleia Legislativa