O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, utilizou suas redes sociais para responder às críticas feitas pela influenciadora Jojo Todynho ao Sistema Único de Saúde (SUS). Em sua manifestação, Padilha reconheceu as imperfeições do sistema, mas destacou sua importância e abrangência.
“Nos últimos dias, o SUS sofreu ataques totalmente equivocados”, declarou o ministro, referindo-se indiretamente às declarações de Jojo. “Mas eu tenho orgulho de ver tanta gente bacana sair em defesa do nosso sistema público universal de saúde”, acrescentou, demonstrando satisfação com o apoio recebido de outros influenciadores.
A importância do SUS no cotidiano
Padilha enfatizou a presença do SUS em diversas esferas da vida cotidiana dos brasileiros, muitas vezes de forma imperceptível. “Todo mundo usa SUS. Até quem fala mal usa o SUS e nem sabe”, afirmou. O ministro citou como exemplo a vigilância sanitária, responsável pela qualidade dos alimentos consumidos pela população.
Além disso, Padilha destacou serviços essenciais providos pelo sistema: “Atenção básica que atende domiciliar, atende diabéticos, hipertensos, diariamente, é do SUS”. Padilha reconheceu que há aspectos a serem aprimorados, mas defendeu a necessidade de proteger e qualificar o sistema.
Defesa e agradecimentos
“O SUS, ao longo dessas décadas, salvou muitas vidas, transformou o Brasil para melhor”, argumentou Padilha, reforçando o papel crucial do sistema na saúde pública brasileira. O ministro também expressou gratidão aos defensores do SUS, em especial à influenciadora Carlinhos Maia, que participou voluntariamente de uma ação junto ao Ministério da Saúde.
Padilha concluiu sua manifestação reiterando o compromisso com a melhoria contínua do sistema: "É assim que a gente vai melhorá-lo. É assim que a gente vai garantir tempo adequado para o atendimento, de forma humanizada e defender a vida”.