Ouvindo...

Criação de faixa exclusiva para motos em BH é tema de audiência na Câmara nesta quinta-feira (10)

Além da Sumob e da BHTrans, representantes da categoria e das empresas de transporte por aplicativo também foram convidados

As motofaixas já funcionam no Rio de Janeiro e também em São Paulo.

A Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) realiza nessa quinta-feira (10) uma audiência pública para discutir a implantação de motofaixas na capital mineira.

Para o encontro, que está marcado para acontecer às 13h30, foram convidados representantes da prefeitura, incluindo a Superintendência de Mobilidade Urbana (Sumob) e a BHTrans, e também representantes da categoria de motociclistas e empresas de transporte por aplicativo.

Leia também

Motofaixa já é realidade em outros estados

As faixas de trânsito preferenciais para as motocicletas já existem nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo. Na capital paulista, elas são demarcadas com linhas tracejadas em azul e branco, ficando entre as duas faixas mais próximas do canteiro central.

As motofaixas têm como objetivo organizar o fluxo de motocicletas e reduzir o risco de acidentes.

Em Belo Horizonte, no ano passado, foram registrados mais de 15 mil ocorrências de trânsito envolvendo motos, um aumento de mais de 12% em relação a 2023.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.