Ouvindo...

Criação de faixa exclusiva para motos em BH é tema de audiência na Câmara nesta quinta-feira (10)

Além da Sumob e da BHTrans, representantes da categoria e das empresas de transporte por aplicativo também foram convidados

As motofaixas já funcionam no Rio de Janeiro e também em São Paulo.

A Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) realiza nessa quinta-feira (10) uma audiência pública para discutir a implantação de motofaixas na capital mineira.

Para o encontro, que está marcado para acontecer às 13h30, foram convidados representantes da prefeitura, incluindo a Superintendência de Mobilidade Urbana (Sumob) e a BHTrans, e também representantes da categoria de motociclistas e empresas de transporte por aplicativo.

Leia também

Motofaixa já é realidade em outros estados

As faixas de trânsito preferenciais para as motocicletas já existem nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo. Na capital paulista, elas são demarcadas com linhas tracejadas em azul e branco, ficando entre as duas faixas mais próximas do canteiro central.

As motofaixas têm como objetivo organizar o fluxo de motocicletas e reduzir o risco de acidentes.

Em Belo Horizonte, no ano passado, foram registrados mais de 15 mil ocorrências de trânsito envolvendo motos, um aumento de mais de 12% em relação a 2023.

Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.