Ouvindo...

Rio de Janeiro inaugura primeira ‘motofaixa’ da cidade nesta segunda-feira (19)

Essa é a primeira motofaixa experimental da capital fluminense

Rio inaugura primeira “motofaixa“ da cidade nesta segunda-feira

A cidade do Rio de Janeiro terá sua primeira faixa exclusiva para motocicletas a partir desta segunda-feira (19). A faixa especial será inaugurada na Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell, na pista sentido Lagoa. De acordo com a prefeitura, o projeto busca reduzir acidentes com motos e melhorar fluxo veicular.

O projeto, que tem caráter experimental, vai disponibilizar uma faixa de dois quilômetros de extensão, permitirá que os motociclistas da cidade circulem pelas delimitações da “faixa azul”. O anúncio foi feito pela CET-Rio, por meio do Centro de Operações Rio.

O local que vai estrear a nova modalidade de tráfego, na capital fluminense, foi escolhido devido à alta quantidade de acidentes. A facilidade de controle operacional também contribuiu para escolha. Isso porque a base da CET-Rio fica a menos de 3 quilômetros.

A autoestrada recebeu reformas que ampliaram sua largura, além de reformas na pavimentação que foi recuperada.

Leia também: Rio de Janeiro tem três acidentes de elevador em menos de 24 horas; em dois, vítimas morreram

Motociclistas são as maiores vítimas

Segundo a CET-Rio, motociclistas e passageiros de motocicletas representam 44%, quase metade das vítimas de acidentes no trecho da Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell. De acordo com a companhia, cerca de 600 motocicletas circulam por hora no trecho Lagoa-Barra.


A monitoração feira pelas câmeras da Prefeitura mostra também que 41,9% das motocicletas se envolvem em situações perigosas. A principal ação dos motociclistas que causam acidentes é justamente a mudar de faixa, além da circulação pelo acostamento ou entre os carros.

O trecho inaugurado vai contar com monitoramento de câmeras, o que vai facilitar o acompanhamento da implementação da nova medida.

Acompanhe as últimas notícias produzidas pela CNN Brasil, publicadas na Itatiaia.