Ouvindo...

Datafolha: 52% defendem prisão de Bolsonaro por tentativa de golpe

Outro lado: 42% dos entrevistados se posicionaram contra a prisão do ex-presidente, enquanto 7% não souberam ou não quiseram responder

Jair Bolsonaro foi denunciado pela PGR por tentativa de golpe de Estado

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (8) pelo Instituto Datafolha revela que 52% dos brasileiros acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro deveria ser preso. O levantamento foi realizado após Bolsonaro se tornar réu por tentativa de golpe de Estado, em decisão unânime da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), no final de março.

Por outro lado, 42% dos entrevistados se posicionaram contra a prisão do ex-presidente, enquanto 7% não souberam ou não quiseram responder.

Leia também

O instituto ouviu 3.054 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 1º e 3 de abril, em 172 municípios de todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Opinião sobre a prisão de Bolsonaro

  • Deveria ser preso: 52%
  • Não deveria ser preso: 42%
  • Não souberam responder: 7%

Percepção sobre eventual prisão

A pesquisa também avaliou a percepção da população sobre a possibilidade de Bolsonaro ser preso por supostamente liderar a tentativa de golpe. Para 52% dos entrevistados, o ex-presidente não será preso, enquanto 41% acreditam que ele acabará sendo detido. Outros 7% não souberam opinar.

Expectativa sobre prisão de Bolsonaro

  • Sim, vai ser preso: 41%
  • Não vai ser preso: 52%
  • Não sabem: 7%

A divulgação dos dados ocorre dias após Bolsonaro participar de um ato pró-anistia na Avenida Paulista, evento que reuniu apoiadores e gerou repercussão no cenário político.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio