O mundo político brasileiro reage à notícia da
Álvaro Damião, prefeito em exercício durante a internação de Fuad, postou fotos com o prefeito e expressou pesar pela morte.
“É com profundo pesar que recebo a notícia da perda do meu amigo Fuad Noman. No último ano o acompanhei passo a passo e testemunhei a força, a fé e a coragem de um homem que superou todos os limites possíveis e imagináveis. Nosso relacionamento era profissional diante de nossas responsabilidades públicas. Mas era humano, fraterno e carinhoso no trato cotidiano. Fuad me tratava como um filho, sempre me orientando, aconselhando e puxando a orelha quando havia necessidade. A política pode ser feita com ternura. Fuad era firme sem ser intolerante. Era propositivo, sem jamais ser impositivo. E sabia muito bem o que queria, sendo um homem do diálogo, da convergência e da união. Fuad foi um guerreiro. Sempre sorrindo, sempre de bem com a vida e sempre dividindo seu tempo entre o amor à família e os cuidados com Belo Horizonte. Ele nos deixa um exemplo de vida e um legado de compromissos com a causa pública. Que Deus o acolha no seu reino e que ele tenha o abençoado e merecido descanso. Que sigamos seus ensinamentos e possamos cumprir os seus compromissos de fazer de nossa cidade um lugar cada vez melhor de se viver. Não vai ser fácil. Mas honrar o nome do Fuad é um ideal que jamais abrirei mão”.
Confira outras reações:
Geraldo Alckmin, vice-presidente da República
“Fuad Noman dedicou toda sua vida ao serviço público. Com extensas contribuições aos três níveis de governo, notabilizou-se por sua competência como gestor e partiu dedicando-se ao povo de Belo Horizonte. O Atlético Mineiro perde um ilustre torcedor, mas os céus ganham um homem público que deixou um legado respeitável, no Brasil. Que Deus conforte os corações de sua família e de seus amigos, e que seu trabalho tenha, no prefeito Álvaro Damião, um continuador”.
Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira:
“Orgulho imenso ter caminhado por BH ao seu lado e ver a realidade da nossa gente. Acompanhei de perto seus sonhos e planos para uma cidade cada vez melhor. Fuad fez muito e sei o quanto ainda iria fazer...Que Deus te receba, meu amigo, e que dê forças e conforto à todos nós aqui”.
Senador Rodrigo Pacheco:
“Meu profundo sentimento aos familiares do prefeito Fuad Noman, que faleceu nesta quarta-feira, após uma verdadeira batalha pela vida. Minha admiração, que sempre tive por Fuad, cresceu ainda em razão de testemunhar que, mesmo enfrentando uma doença terrível, ele demonstrou seu verdadeiro amor por Belo Horizonte ao não desistir de uma campanha eleitoral e se tornar vitorioso no pleito, sendo reeleito. Estendo minhas condolências aos amigos, admiradores e aos moradores da capital mineira, que perdem um homem público de rara tenacidade e que sempre mostrou competência nos cargos que exerceu. Sua resiliência, seu carinho por Belo Horizonte e o legado de excelentes práticas administrativas serão fonte de inspiração para as futuras gerações’”
Presidente do PSD, Gilberto Kassab:
“Fuad Noman dedicou a vida à causa pública, ao bem estar da sociedade. Funcionário de carreira do Banco Central, trabalhou na Casa Civil do Governo Federal na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso. Em Minas Gerais, ocupou três secretarias na gestão Anastasia. Em Belo Horizonte, foi secretário, vice-prefeito e prefeito reeleito. Fez muito pelos brasileiros, mineiros e belorizontinos. Tinha ainda muitos planos e projetos para melhorar a vida das pessoas, especialmente daquelas mais necessitadas. Nos deixa cedo demais. Meu profundo pesar à família, aos amigos e a todos os companheiros que estavam ao seu lado nesta nobre e difícil missão de fazer de Belo Horizonte uma cidade melhor para as pessoas”.
Ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffman:
“Recebi com muito pesar a notícia do falecimento do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman. Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos, neste momento de dor, e à população da capital mineira”.
Senador Carlos Viana:
“Recebi com pesar a notícia do falecimento do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman. Fuad dedicou uma vida à administração pública, contribuindo com competência e responsabilidade para o desenvolvimento do país. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos”.
Deputada federal Duda Salabert:
“Luto. Com tristeza, recebo a notícia do falecimento do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman. Apesar de nossas divergências políticas, deixo minha solidariedade para a sua família, que ele tanto amava. Fuad lutou o quanto pode pela sua saúde, sem desistir do trabalho na Prefeitura , reforçando assim também sua vocação para a vida pública. Descanse em paz”
Deputado federal André Janones:
“Acabo de receber a triste notícia do falecimento do prefeito de Belo Horizonte Fuad Noman. Fuad sempre foi um exemplo de liderança: comprometido, culto, inteligente e extremamente carinhoso com todos. Por onde passou, sempre colecionou amigos. Esteve ao nosso lado na campanha do Presidente Lula em 2022, sendo um dos poucos prefeitos de um capital a declarar apoio ao Presidente. Todas as vezes que estivemos juntos sempre me recebeu com muito carinho e tivemos sempre muito diálogo em prol de Belo Horizonte e de Minas Gerais. Em nome do povo mineiro e, em especial, de todo os Belorizontinos e nosso muito obrigado por tudo Fuad!”
Deputado federal Rogério Correia:
“Meus sentimentos aos familiares e amigos do prefeito Fuad Noman”.
Deputado federal Reginaldo Lopes:
“Recebo com profunda tristeza a notícia do falecimento do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman. Fuad foi mais do que um gestor público competente. Foi um homem íntegro, generoso e comprometido com a cidade e com as pessoas. Sempre esteve ao lado das causas justas, da construção coletiva e do diálogo. Tive o privilégio de conviver com ele, compartilhar ideias e projetos, e testemunhar de perto sua dedicação em tornar Belo Horizonte uma cidade mais humana, acolhedora e cheia de oportunidades. Sua partida deixa um vazio imenso na política mineira e no coração de todos os belo-horizontinos. Minha solidariedade e carinho aos familiares, amigos e à população de BH, que hoje se despede de um grande homem público. Que ele descanse em paz”.
Deputado federal Aécio Neves:
“Lamento profundamente o falecimento de meu amigo e ex-secretário Fuad Noman. Um extraordinário homem público que tive a honra de ter ao meu lado nos meus dois mandatos como governador do Estado. Dedicado, atencioso e preocupado, sempre, em garantir a maior eficiência da máquina pública, como condição para melhorar as condições de vida da população. Um técnico que com o tempo transformou-se em um homem público completo. com forte sensibilidade social. Um companheiro de trabalho que se transformou em um amigo querido. Em meu nome e de minha família, transmito meu abraço solidário a sua esposa Mônica e filhos. Fuad fará muita falta a Belo Horizonte e a Minas Gerais. Que ele descanse em paz!”
Deputado estadual Bruno Engler:
“Lamentamos profundamente o falecimento de Fuad Noman. Neste momento de dor, nossos pensamentos estão com sua família e amigos. Que Deus conforte o coração de todos e guarde Fuad em paz”.
Deputado estadual Mauro Tramonte:
“É com profundo pesar que recebo a notícia do falecimento do prefeito Fuad Noman, um homem de grande trajetória empresarial e política. Nossa relação sempre foi pautada pelo respeito, compromisso e honestidade. Que sua história como economista, escritor e político continue a inspirar gerações. Minha solidariedade à sua família, amigos e a todos que compartilham desta dor. Fuad, sua partida deixa um legado que jamais será esquecido. Descanse em paz”.